Hidrocidades

             O Projeto HIDROCIDADES enfoca questões relacionadas à conservação da água em meios urbanos e  peri-urbanos. São implementados, baseados no conceito de pesquisa-ação, experimentos de monitoramento quali-quantitativo da água, telhado verde e de educação ambiental com objetivo de integrar conservação da água (incluindo controle de enchentes), geração de renda, cidadania e inclusão social.

             Como objeto de estudo foi tomada a região hidrográfica da baixada de Jacarepaguá, área de expansão da cidade do Rio de Janeiro. Foi selecionada na região uma pequena bacia hidrográfica de aproximadamente 9 km2 representativa do contexto sócio-físico-ambiental local.

             As ações se dão, sobretudo, através dos moradores da Comunidade da Vila Cascatinha em Vargem Grande e na Escola Municipal Professor Teófilo Moreira da Costa. Na bacia foram implementados dois postos fluviométricos: um em área preservada e sem sinais de ocupação e outro, no exutório da bacia, após a ocupação. Próximo a este último foi implantada uma estação climatológica completa.

             Além do monitoramento das quantidades de água são coletadas amostras de água para determinação do IQA. O experimento de telhado verde e as atividades de educação ambiental, que assim como os outros experimentos, integram possibilidades de geração de renda, são desenvolvidos na Escola Municipal Teófilo Moreira da Costa, que entre outros atende aos moradores da Vila Cascatinha.

             As atividades de educação ambiental tomam por base respostas à entrevista guiada aplicada junto aos moradores da Vila Cascatinha e, entre outros, se apropiam dos experimentos de recursos hídricos e do telhado verde. Espera-se que os resultados do HIDROCIDADES possam ser aplicados, guardando as devidas especificidades, a outras cidades e regiões de caracerísticas peri-urbanas.